quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Cineasta lança CD
terça-feira, 12 de julho de 2011
Como vender seu peixe!
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
A ARTE DOS MALABARES

A Bahia recebe artista de vários lugares do Mundo, mas de acordo com o malabarista argentino Sebatian, 28, a capital só não é melhor financeiramente por causa da diversidade cultural que existe em Salvador. “Aqui tem capoeira, maculelê, samba de roda, teatro de rua e vários outras manifestações, por isso para ganhar dinheiro nas sinaleiras tem que ser muito bom, por que as pessoas estão acostumadas com a arte”. Afirma Sebatian. Já para o malabarista soteropolitano, Dery Lima, 29, os malabares estão perdendo espaço nos semáforos para os pedintes, meninos de rua que utilizam as acrobacias sem nenhuma responsabilidade artística. “Por isso que as trupes estão cada vez mais em evidência”. Diz Dery.
Devido à falta de remuneração financeira ao desenvolver um trabalho de rua, os malabaristas estão formando trupes, grupo de profissionais que desenvolvem uma performance e se apresentam em conjunto. Só em Salvador existe aproximadamente sete, que vende o espetáculo para festas fechadas. Dery Lima, líder da trupe Malabares Mágicos, afirma que quando o espetáculo é vendido, o público é selecionado e chega a pagar de R$20 á R$ 30 que é cobrado. Já aqueles que estão de passagem pela cidade têm que conseguir ganhar no mínimo de R$30 á R$ 50 por dia para conseguir se sustentar. Esse é o caso de Sebastian, conhecido artisticamente como Fifo, que há dois meses trabalha de segunda a sexta-feira na Avenida Garibaldi e nos finais de semana no Rio Vermelho, onde apresenta um número com monociclo e facas.
Fifo chega às 9 horas na Garibaldi, veste sua roupa de trabalho e quando a sinaleira fecha, ele apresenta seu espetáculo que dura cerca de um minuto. De olhos vendados, o malabarista se equilibra no monociclo enquanto manipula três facas no ar. Em seguida, e já no solo, ele executa um truque no qual engole uma faca. Segundos antes de o sinal abrir, o artista passa nos carros para recolher o dinheiro oferecido pelos motoristas.
Sejam nas ruas ou em eventos fechados, as apresentações dos malabares prendem a atenção tanto de adultos quanto das crianças, que se rendem à beleza plástica do malabarismo, mantendo os olhos fixados nas manobras praticadas pelos artistas. Bolas de contato, bastões com fogo, cones, facas e bolinhas fluorescentes são normalmente utilizados nas apresentações.
Mas para os amantes da arte circense que desejam entrar para esse mundo lúdico e querem aprender alguma habilidade, podem frequentar todas as quartas-feiras a partir das 17 horas o passeio público e começar a treinar junto com outros profissionais, esses encontros já acontecem há dez anos. Ou mesmo, procurar o Circo Picolino e se matricular em alguns dos cursos oferecidos.
Ainda na capital baiana acontece anualmente o Encontro de Malabares, sendo que a primeira edição do evento foi em 2007 e a cada ano vem crescendo e conquistando o público soteropolitano. Quem quiser acompanhar os principais eventos de malabares nas capitais brasileiras basta adquirir a revista Palco Aberto e conferir tudo que acontece nesse fabuloso mundo.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Perfilino Neto conta a história do rádio e celebra 50 anos de carreira
Predadores
O livro é o primeiro de outros volumes que virão, narrando passagens do rádio soteropolitano e também denunciando o descaso que a memória do rádio local tem sofrido. “Demorei um ano para escrever o material. Nele, revelo como a maioria dos diretores de emissoras foi e ainda é predadora do rádio”, afirma. Ele lembra, por exemplo, como uma série de entrevistas feitas pelo respeitável historiador Cid Teixeira foi para a lata do lixo. “Imagine… entrevistas de valor histórico feitas com Jorge Amado, mãe Menininha do Gantois, Glauber Rocha e outras personalidades. Tudo jogado fora, graças a um capricho de José Wilson, o coordenador da rádio na época, que achava esse material obsoleto. No Brasil, a memória vai para o lixo.”
Acervo rico
Perfilino, desde o início da carreira, fez questão de guardar todo o material que achava importante, montando um rico acervo próprio. Pelos seus cálculos, ele tem cerca de 18 mil LPs, 14 mil CDs, seis mil compactos de vinil e três mil fitas K-7. “A chegada do homem à Lua, Juscelino Kubitschek cantando serestas, Pelé dedicando o milésimo gol às crianças, o que você quiser de música ou documento radiofônico eu tenho”, garante.
Ele conta ainda que desenvolve um trabalho contínuo de digitalização de discos raros, transformando-os em mp3 e CDs: “Uso a tecnologia de softwares como o Sound Forge em prol da memória”. Perfilino é vidrado em rádio desde pequeno, quando seu pai trouxe para casa o primeiro Philips valvulado. “Meu pai era um radiomaníaco que não dispensava nem a Voz do Brasil. Como ele, logo fiquei fascinado pelo rádio. Aos 12 anos já sabia que seria radialista.”
Imbatível
O início na profissão foi aos 19, levado por um amigo locutor à Radio Cultura, onde ficou por 43 anos. “Comecei como operador, mas aos poucos estava fazendo de tudo: locução, reportagem e edição”. Na época, exigia- se muito dos futuros radialistas. Era preciso ter cultura geral, saber escrever e ter noções de vários idiomas. Bem diferente de hoje, quando as emissoras investem pouco na formação dos profissionais e muitas apelam para programas popularescos.
Em seu acervo de registros sonoros históricos, Perfilino Neto tem 18 mil LPs
O pesquisador acha que, por mais que outros veículos ganhem espaço, o rádio vai se manter imbatível. “Afinal, a TV ou outra mídia visual cobra a presença das pessoas, e o rádio não. Você pode ouvi-lo enquanto está fazendo outras coisas. Lavando louça ou dirigindo, por exemplo.” Na opinião de Perfilino Neto, o rádio também aproveita a modernidade para mudar suas ferramentas, usando o celular e a internet como aliados. Mas, em essência, continua o mesmo.
Encontros com Gonzagão e o papa
Estar em contato com uma porção de artistas e personalidades é para Perfilino Neto uma das melhores coisas de ser radialista e jornalista. “Ao longo de 50 anos de carreira, pude conhecer vários ídolos meus, como Cartola, Moreira da Silva e Jackson do Pandeiro”, lembra o radialista, que também é pesquisador da MPB.
As lendárias rainhas do rádio Emilinha Borba e Marlene também foram entrevistadas por ele: “Impressionante como elas eram simples e acessíveis, bem diferente das estrelas de agora. Os artistas de hoje são muito vaidosos e é uma tremenda dificuldade para falar com eles. Há sempre um empresário ou um segurança no meio”, afirma. Mas, de todas as personalidades, ele destaca o seu encontro com Luiz Gonzaga, em 1974, e com o papa João Paulo II, em 1980.
“Luiz Gonzaga era o ídolo da minha infância, que eu tanto ouvia em Juazeiro. E, quando o entrevistei, fiquei deslumbrado. Já no início da conversa ele começou a brincar comigo. Tirou até sarro do meu nome: ‘Oxe, Perfilino, que nome esquisito! Vou te chamar só pelo teu sobrenome Ferreira Neto’, disse”. A empolgação com o papo foi tão grande que Perfilino conversou com o rei do baião por quatro horas. “Até que ele parou e me disse: ‘Ferreira Neto, seu cabra da peste…’ Aí senti que já era hora de parar.”
Já o encontro com o papa João Paulo II quase lhe rendeu uns safanões.“Na inauguração da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, ao me aproximar do papa para fazer uma pergunta, um segurança de repente me ergueu pelo colarinho. A sorte é que o papa viu aquilo e intercedeu por mim. Nesse meio-tempo, ainda consegui fazer uma pergunta sobre o que ele achava da reforma agrária na América Latina.”
Ficha
Livro Memória do Rádio
Autor Perfilino Neto
Editora Couto Coelho
Preço R$ 40 (240 págs.)
Venda: Na loja Pérola Negra. Rua Marechal Floriano, 28, Canela.
quinta-feira, 18 de março de 2010
“Forró pra Todos”
Terminando a folia do carnaval, a ordem agora é preparar para o São João e entra no clima da festa junina. Pensando nisso, a banda Cangaia de Jegue trouxe para o público forrozeiro de Salvador os ensaios do “Forró pra Todos”, na boate Madrre, todas as sextas-feiras de março, trazendo diversos convidados e prestigiando vários ritmos de todo o Brasil.Tá pensando que terminou? Que nada, na próxima sexta-feira de março, 26, já estão confirmadas as participações de Serginho da banda Adão Negro e Berguinho do Seu Maxixe, prometendo fechar o mês com chave de ouro.
E a ordem agora é dançar muito Forró, vamos começar prestigiando a Banda Cangaia de Jegue!!!!! Espero você lá.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Muuuuito interessante!!
Um detalhe interessante é que todo o mecanismo(trajeto da bolinha) utilizado no video é so pra dizer o nome da música da banda. Inacreditavel.
Dia Internacional da Mulher em Salvador
O fim de semana está chegando e com ele atrações imperdíveis no Espicha Verão 2010. No sábado (6), o projeto faz um tributo ao Dia Internacional da Mulher e traz aos palcos do Praia 24h grandes cantoras da MPB, como Sandra de Sá e Isabella Taviani.E para provar que Erasmo Carlos estava certo ao cantar “dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda...”, todas as outras atrações musicais do dia também serão mulheres: Juliana Ribeiro, Chita Fina, Sandra Simões, Noeme Bastos, Cláudia Cunha, Samba das Moças, Viviane Trípodi, Khris, Miraih, Patrícia Costa e Márcia Short.
E mais: todo o efetivo policial do dia 6, no Porto da Barra, será formado por mulheres.
Além dos shows, o público terá acesso a atividades culturais na Praça das Artes (em frente ao Forte de Santa Maria), Feira de Artesanato, Espaço de Convivência, Praça da Gastronomia (em frente ao Instituto Mauá), Cinema Livre Petrobras e Coreto com Teatro.
terça-feira, 2 de março de 2010
Espicha Verão
O espicha verão em Salvador começou neste sábado, 27, no Porto da Barra. Turistas e soteropolitanos se divertiram ao som de diversas atrações do projeto. Algumas pessoas aproveitaram para assistir ao show pertinho do palco flutuantes e caíram de roupa e tudo no mar, outros preferiram ficar na areia, alugar uma cadeira e apreciar um bom vinho ao som das atrações.Nesse clima descontraído era possível observar os grupos formados, ou melhor, as tribos formadas. Jovens, adultos e idosos juntos com mesmo proposito, ouvir uma boa música e nada melhor que na praia, com a lua refletindo no mar.
Quem passou pela Barra pode curtir:
No palco flutuante a no palco construído na areia os músicos Carlos Gazineu, Carlinhos Cor das Águas, Juan e Ravena, Paulinho Boca, Filhos de Ghandy, Caymmi em 3 tempos (com Marilda Santana, Neto Costa e Simone Mota), Alice Caymmi, Jussara Silveira e Luiz Brasil e para terminar Aloísio Menezes.
Já na rua, longe da areia o público curtiu mostra de Cultura Popular com a Burrinhas de Taperoá, Terno de Reis de Tanquinho (Lençóis), Bonecão Caymmi (Salvador) e a Banda do Habeas, além do espaço Coreto para repentistas e grupos, Praça das Artes, Teatro Itinerante, Espaço gastronômico e a Mostra de cinema .
Vale apena se programar neste sábado e dá uma passadinha no Porto da Barra. Chegue mais cedo e curta o Pôr do Sol nesse cenário maravilhoso e se tiver acompanhado(a) melhor ainda......
Documentário ‘Mamonas Para Sempre’

Sinopse
Em menos de 10 meses, a banda Mamonas Assassinas saiu do anonimato para um dos maiores fenômenos da música brasileira. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos e criativos, o grupo arrebatou o Brasil e, em pouco mais de seis meses, vendeu dois milhões de cópias de discos. Material inédito e depoimentos de parentes, amigos, produtores e músicos recontam a trajetória do grupo, os desafios, a ascensão e o trágico acidente aéreo que matou todos os seus integrantes em 1996.
A trajetória do grupo, pode ser relembrada no documentário ‘Mamonas Para Sempre’. O filme – que abre In-Edit Brasil (Festival Internacional do Documentário Musical) em São Paulo no próximo dia 18 – conta esta história e traz material inédito da banda, além de depoimentos de parentes, amigos, produtores e músicos.
Salvador....

As praias estão cheias de turistas querendo aproveitar ao máximo o verão da Bahia. Muita água de coco e banho de mar. A noite a capital oferece algumas diversões como, bons restaurantes, teatro, shows e barzinhos com bandas ao vivo.
Para aqueles que prefere aproveitar a noite para conhecer alguns pontos turísticos vale a pena assistir ao pôr do Sol no “Solar do Unhão”, depois dá uma passadinha na cidade baixa e experimentar o tradicional Sorvete da Ribeira e depois visitar o Pelô, conhecer as maravilhas do centro histórico de Salvador a noite.
Ai vai minha dica para os que podem aproveitar a cidade MARAVILHOSA. Amanhã Volto com mais dicas culturais!!!!
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Livro pela internet
Bem legal essa dica né!?
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Um baiano é o mais novo embaixador do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz

A nomeação se destina a ativistas da paz, defensores humanitários, ativistas do meio ambiente, líderes de organizações internacionais, cientistas, artistas, escritores e todos aqueles que atuam pela não violência e aos militantes dos direitos humanos-, homens e mulheres que conseguiram o respeito dos seus semelhantes, pelo seu projeto de vida e que, pelas suas ações e/ou realizações – direta ou indiretamente – trouxeram mais paz e fraternidade entre os povos.
Este é um dos maiores títulos que um artista pode receber, ainda em vida, e demonstra o reconhecimento do trabalho literário que Valdeck Almeida realiza desde os doze anos de idade.
Parabéns meu amigo!!!!!
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Dica....
Uma dica bem legal para vc que quer curtir uma boa música. Amanhã o grupo Cor de Cor vai apresentar o show "singularidade", no Teatro Sesi, Rio Vermelho, às 20h -Salvador/BA.
Diversão garantida....
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Cultura em cena
Galera agora no mês de março e abril, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) disponibiliza pautas gratuitas nos espaços culturais da capital e do interior para apresentações de espetáculos teatrais, circenses e de dança, dentro dos projetos Marco do Teatro e do Circo e Agendançabril. Boa sorte galera!!!!

