O que está acontecendo? No sabado o Chile sofre com um terremoto de 8,8 graus, ontem 03 de março quarta-feira foi a vez de Taiwan na China sofrer com terremoto de 6,1, e hoje foi a vez da provincia Argentina, Mendonza ser atingido com o terremoto de 5,1 graus. Não sei mais o que pensar é uma sequencia de acontecimentos constantes de destruição affffff.
Informações do A tarde Online:
Um terremoto de magnitude 5,1 voltou a sacudir a província argentina de Mendoza, que faz fronteira com o Chile. O epicentro do sismo ocorreu no município de Malargüe, a 420 quilômetros da capital de Mendoza, que tem o mesmo nome da província, na Cordilheira dos Andes.
Registrado às 7h53 (horário de Brasília) desta quinta-feira, o tremor em Mendoza não deixou feridos nem provocou estragos, segundo as autoridades locais. O terremoto foi divulgado pelo Centro de Informação Geológica dos Estados Unidos.
Como se não bastasse esse ocorrido na fronteira,ainda tem mais outro que ocorreu no meio do Oceano Pacífico:
Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter foi registrado hoje perto de Vanuatu, um país insular a oeste do Oceano Pacífico. O epicentro do tremor foi localizado a 213 quilômetros de Santo, a maior ilha do país, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.
Segundo a agência norte-americana, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 200 quilômetros, a 476 quilômetros nor-noroeste de Port-Vila, em Vanuatu, e a mais de 2 mil quilômetros a nordeste de Brisbane, Austrália. As informações são da Dow Jones.
Mostrando postagens com marcador terremoto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador terremoto. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 4 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
Terremoto pode ter encurtado a duração dos dias.
Eu já tinha percebido e aposto que tantos outros também, que o tempo realmente está passando mais rápido.Tenho notado isso dos ultimos 5 anos pra ka mas, sempre me perguntava o que será que aconteceu e se isso realmente era possivel ou era só uma impressão já que vivemos num mundo de correria constante. Bom depois de ler está nota comprovei minha tese de que realmente os dias estão menores. Essa certeza veio após a leitura da seguinte matéria:
O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.
Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
Ainda segundo o cientista, o mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra. EFE.
Bom pelo que eu to vendo, do jeito que as coisas andam, daqui a pouco o dia vai ser reduzido de 24 h pra 12 h. Alem da força natural, infelizmente o homem ta contribuindo muito para que cada vez mais tragedias acontecam.
Fonte:Yahoo Notícias
O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.
Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
Ainda segundo o cientista, o mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra. EFE.
Bom pelo que eu to vendo, do jeito que as coisas andam, daqui a pouco o dia vai ser reduzido de 24 h pra 12 h. Alem da força natural, infelizmente o homem ta contribuindo muito para que cada vez mais tragedias acontecam.
Fonte:Yahoo Notícias
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Brasil fora de perigo
Todos nós estamos preocupados com as contantes catástrofes naturais que o mundo vem sofrendo e muitos vem se perguntando o que pode acontecer com o Brasil. Em termos de terremoto o Brasil não corre risco. O pais está no meio da placa tectonica, e os abalos sismicos aqui podem até ser sentidos mais com proporções micro que não causam grandes catastrofes como aconteceu no Chile no ultimo dia 27/02 que matou mais de 300 pessoas.A informação foi dada pelo sismólogo João Carlos Dourado, do campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“No Brasil, um grande terremoto deste, causado por esse tipo de tectônica não vai ocorrer. Isto porque o Brasil se localiza no meio de placa tectônica, enquanto o Chile se localiza numa borda. O Brasil está no meio dessa placa e no meio dessa placa não existem esforços tectônicos dessa magnitude pra gerar um terremoto desse”, afirmou o especialista.
O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França, destaca que os países do oeste da América Latina estão mais propensos a terremotos.
“A América Latina, principalmente a parte oeste, sempre foi vulnerável a terremoto. O Chile, Peru, parte da Colômbia, Equador também, esses países são países que têm um alerta frequente e devem ter um código civil bem distinto de qualquer outro país que está no meio da placa tectônica”, disse França.
O Chile está numa região sujeita a terremotos. O país já sofreu com o maior terremoto de toda a história, de 9,5 graus de magnitude, em 1960. O terremoto deste sábado foi provocado pelo choque entre duas placas tectônicas: a de Nazca, no Oceano Pacífico, e a sul-americana, na costa oeste do continente. O Chile fica na borda da placa sul-americana.
O choque entre as placas que cobrem a crosta terrestre é constante. Até que acontece um momento de ruptura, em que as rochas não agüentam mais a pressão do atrito e liberam a energia acumulada sob a forma de vibrações sísmicas, que provocam o terremoto.
A placa de Nazca, que fica no Oceano, desliza para baixo da placa sul-americana. Essas vibrações se propagam para grandes distâncias e podem ser sentidas bem longe do epicentro do tremor. Também provocam as ondas gigantes, ou tsunamis.
Fonte: G1.com
Confira aqui a entrevista com o sismólogo concedida ao Jornal Nacional
“No Brasil, um grande terremoto deste, causado por esse tipo de tectônica não vai ocorrer. Isto porque o Brasil se localiza no meio de placa tectônica, enquanto o Chile se localiza numa borda. O Brasil está no meio dessa placa e no meio dessa placa não existem esforços tectônicos dessa magnitude pra gerar um terremoto desse”, afirmou o especialista.
O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França, destaca que os países do oeste da América Latina estão mais propensos a terremotos.
“A América Latina, principalmente a parte oeste, sempre foi vulnerável a terremoto. O Chile, Peru, parte da Colômbia, Equador também, esses países são países que têm um alerta frequente e devem ter um código civil bem distinto de qualquer outro país que está no meio da placa tectônica”, disse França.
O Chile está numa região sujeita a terremotos. O país já sofreu com o maior terremoto de toda a história, de 9,5 graus de magnitude, em 1960. O terremoto deste sábado foi provocado pelo choque entre duas placas tectônicas: a de Nazca, no Oceano Pacífico, e a sul-americana, na costa oeste do continente. O Chile fica na borda da placa sul-americana.
O choque entre as placas que cobrem a crosta terrestre é constante. Até que acontece um momento de ruptura, em que as rochas não agüentam mais a pressão do atrito e liberam a energia acumulada sob a forma de vibrações sísmicas, que provocam o terremoto.
A placa de Nazca, que fica no Oceano, desliza para baixo da placa sul-americana. Essas vibrações se propagam para grandes distâncias e podem ser sentidas bem longe do epicentro do tremor. Também provocam as ondas gigantes, ou tsunamis.
Fonte: G1.com
Confira aqui a entrevista com o sismólogo concedida ao Jornal Nacional
Assinar:
Postagens (Atom)