![]() |
| Joca Gomes |
terça-feira, 24 de maio de 2011
Mutirão da solidariedade em Salvador
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
A ARTE DOS MALABARES

A Bahia recebe artista de vários lugares do Mundo, mas de acordo com o malabarista argentino Sebatian, 28, a capital só não é melhor financeiramente por causa da diversidade cultural que existe em Salvador. “Aqui tem capoeira, maculelê, samba de roda, teatro de rua e vários outras manifestações, por isso para ganhar dinheiro nas sinaleiras tem que ser muito bom, por que as pessoas estão acostumadas com a arte”. Afirma Sebatian. Já para o malabarista soteropolitano, Dery Lima, 29, os malabares estão perdendo espaço nos semáforos para os pedintes, meninos de rua que utilizam as acrobacias sem nenhuma responsabilidade artística. “Por isso que as trupes estão cada vez mais em evidência”. Diz Dery.
Devido à falta de remuneração financeira ao desenvolver um trabalho de rua, os malabaristas estão formando trupes, grupo de profissionais que desenvolvem uma performance e se apresentam em conjunto. Só em Salvador existe aproximadamente sete, que vende o espetáculo para festas fechadas. Dery Lima, líder da trupe Malabares Mágicos, afirma que quando o espetáculo é vendido, o público é selecionado e chega a pagar de R$20 á R$ 30 que é cobrado. Já aqueles que estão de passagem pela cidade têm que conseguir ganhar no mínimo de R$30 á R$ 50 por dia para conseguir se sustentar. Esse é o caso de Sebastian, conhecido artisticamente como Fifo, que há dois meses trabalha de segunda a sexta-feira na Avenida Garibaldi e nos finais de semana no Rio Vermelho, onde apresenta um número com monociclo e facas.
Fifo chega às 9 horas na Garibaldi, veste sua roupa de trabalho e quando a sinaleira fecha, ele apresenta seu espetáculo que dura cerca de um minuto. De olhos vendados, o malabarista se equilibra no monociclo enquanto manipula três facas no ar. Em seguida, e já no solo, ele executa um truque no qual engole uma faca. Segundos antes de o sinal abrir, o artista passa nos carros para recolher o dinheiro oferecido pelos motoristas.
Sejam nas ruas ou em eventos fechados, as apresentações dos malabares prendem a atenção tanto de adultos quanto das crianças, que se rendem à beleza plástica do malabarismo, mantendo os olhos fixados nas manobras praticadas pelos artistas. Bolas de contato, bastões com fogo, cones, facas e bolinhas fluorescentes são normalmente utilizados nas apresentações.
Mas para os amantes da arte circense que desejam entrar para esse mundo lúdico e querem aprender alguma habilidade, podem frequentar todas as quartas-feiras a partir das 17 horas o passeio público e começar a treinar junto com outros profissionais, esses encontros já acontecem há dez anos. Ou mesmo, procurar o Circo Picolino e se matricular em alguns dos cursos oferecidos.
Ainda na capital baiana acontece anualmente o Encontro de Malabares, sendo que a primeira edição do evento foi em 2007 e a cada ano vem crescendo e conquistando o público soteropolitano. Quem quiser acompanhar os principais eventos de malabares nas capitais brasileiras basta adquirir a revista Palco Aberto e conferir tudo que acontece nesse fabuloso mundo.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Mulheres do Brasil

Esse é o nome do projeto que envolve várias cantoras que são pérolas da música brasileira e a anfitriã é a queridíssima Vanessa da Mata.
O primeiro show foi em Salvador no último sábado, 20, e pelo que vi (na internet) foi lindo! Pena que eu não pude ir... (n motivos). No palco, além de Nessinha estavam estrelas como Mariana Aydar, Dona Ivone Lara e Malu Magalhães.
O show encantou e emocionou o público que lotou a Concha Acústica.
Os próximos shows serão nas seguintes cidades:
09 Abril Show Brasília
20 Abril Show Belo Horizonte
30 Abril Show São Paulo
07 Maio Show Rio de Janeiro
OBS.: Que vestido lindo, hein? Amei! Quero um igualzinho!
sexta-feira, 5 de março de 2010
O que é que a Bahia tem?

Volto ao mesmo assunto porque falta um tema melhor nesse momento. A palavra da vez é Turismo. Esse é o assunto mais falado ultimamente na tradicional Rádio Metrópole, comandada por Mário Kertész.
Apresentadores, ouvintes e comentaristas estão indignados com tamanha falta de respeito com os baianos e turistas. A cidade está caótica! É vergonhoso ver tamanha mediocridade reunida. Cadê o prefeito João Henrique e o “ilustre” secretário de Turismo, Domingos Leonelli? Quando tomarão providências? Enquanto isso hotéis vão fechando às portas. No próximo dia 7, um dos melhores hotéis de Salvador, o Tropical Hotel da Bahia fechará a porta. Este Hotel é um símbolo do Campo Grande, local que hoje está mal cuidado, e onde os moradores de rua dormem porque não tem opção melhor.
Faltam espaços para shows, muitos museus não funcionam nos finais de semana, o teatro não é valorizado, no pelourinho prolifera o crack, e o comércio, o que falar do bairro do comércio? Cadê o projeto de revitalização? Revitalizar não é apenas trazer empresas para a região, mas também cuidar, limpar! As ruas do comércio fedem porque há os que insistem em urinar nos becos e postes da região. O Elevador Lacerda aumentou a tarifa de 0,05 para 0,15, pode parecer pouco, mas no bolso de muitos 0,10 faz muita diferença, sem falar que o serviço não compensa. E o trânsito? Salvador não comporta tantos veículos! O transporte é lamentável! A atração que bomba aqui continua sendo o carnaval, amado por uns e odiado por outros. Isso é somente uma visão superficial do problema.
As autoridades precisam tomar providências, os turistas não buscam apenas as belezas naturais da região, é necessário investir em educação, segurança, limpeza dentre outras coisas, para que possamos apresentar uma Bahia atrativa, só assim deixaremos saudades nos nossos visitantes. Se espelhem em outras capitais da região nordeste, o que é bom pode e deve ser copiado.
Não sou do contra sempre, o assunto hoje foi sobre a minha odiada Bahia, mas amanha poderá ser sobre a minha amada Bahia.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Campeões do carnaval soteropolitano
O grupo ficou à frente de nomes como Asa de Águia (7h16min9s), Banda Eva (7h26min10s), Claudia Leitte (5h55min18s) e Chiclete com Banana (5h07min47s). Na pesquisa realizada pela empresa Informação Inteligente - Navii, entre 11 e 17 de fevereiro, o Parangolé ficou oito horas e 18 minutos no ar, somadas as transmissões local (06h41min32s) e nacional (1h19min16s).
Pela mesma pesquisa, o hit “Rebolation” foi o mais executado nas emissoras de TV, 117 vezes, seguido de “Vale Night”, do Asa, tocada 67 vezes. Os dados da Navii também destacam a participação de Tomate. O cantor vem atrás somente de Ivete Sangalo, tanto na veiculação local (8h14min31s contra 8h37min12s), quanto na nacional (1h49min02s contra 01h50min56s).
Fonte: A tarde Online
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Investimento de 1 bilhão de reais no Carnaval
Confira aqui mais detalhes de investimento dos patrocinadores.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Sábado na praia
Gente imagine o cenário: Uma bela barraca de praia, com o mar maravilhoso na frente dos computadores e equipamentos, várias pessoas passando com roupas de banho, cheiro no ar de moqueca com mistura de queijo assado, ao som do mar, trilha sonora de Veveta, o furação da Bahia e conversas e apito do jogo que está acontecendo na quadra ao lado.
Não estou mais agüentando de dor no pescoço e Rachel editando vídeo do meu lado e morrendo de sono, tadinha da minha amiga. Daria tudo por um banho nesse mar maravilhosooooooooooooo.
Bom, o recreio já acabou e eu tenho que voltar ao trabalho. Não sei o que seria de mim sem esse espaço para poder me comunicar com o mundo. rsrsrs. Adoro expressar meu cotidiano, angustia e felicidades aqui. Valeu galera....
Antes de me despedir de vocês, gostaria deixar um recadinho para a colaboradora Gil Araújo que está viajando. Ela está realizando um trabalhando em Nova Viçosa. Amiga boa sorte ai! Espero que você lembre da gente e conte um pouco da sua aventura. Bjos
O jogo terminou, tenho que atualizar o site.bjo
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Meningite a preocupação dos foliões
A partir do dia 30 de janeiro, crianças de até cinco anos vão ser vacinadas em Salvador e Camaçari contra a meningite, doença que está aterrorizando o Brasil. Está cidades serão as primeiras a receber a vacina que foi adquirida pelo Governo do estado em dezembro.As cidades foram priorizadas devido o considerável número de casos de meningite no ano passado. Só na capital, foram 26 mortes com 107 casos. Os outros municípios do estado devem receber lotes da vacina até março.
Mas acho que todos estão se perguntando o que o Governo do estado vai fazer para controlar a doença no Carnaval, já que é o período que mais rola é beijo na boca, contato físico e um aglomerado de pessoas de diferentes lugares, podendo está infectadas com vários tipos de vírus e como a meningite está no auge, a preocupação aumenta.
De acordo com o Correio da Bahia - O infectologista Fernando Badaró esclarece a vacina contra a meningite meningocócica, do tipo C serve apenas para imunizar contra a forma mais grave da meningite. “As outras formas de meningite não são combatidas por essa vacina”. A doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos, como algumas substâncias químicas. A doença ocorre durante todo o ano, com maior intensidade nos períodos frios.
Contudo, no Carnaval a preocupação deve ser dobrada. Pessoas morreram na Bahia em 2009 pela meningite tipo C, que agora terá vacina grátis. Na capital, foram 26 mortes. A maior incidência aconteceu no distrito de Itapuã com registro de 22 casos e três mortes. “A probabilidade da doença se expandir é pequena, mas como há locais abafados, o risco aumenta. O ideal é controlar o contato respiratório e troca de secreções”.
Bom galera ai vai a dica, mas como isso vai ser possível no maior carnaval popular do mundo, eu não sei.....
Boa Sorte!!!!
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
É Verãoooooo!!!
Essa linda foto foi tirada do Solar do Unhão, equanto esperávamos a Jam Session começar. É uma ótima dica para que está em Salvador, ou quem pretende passar por aqui nessas férias!
O Solar do Unhão, contruído no século XVII, foi residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, fica as margens da Baía de Todos os Santos, abriga o MAM (Museu de Arte Moderna) onde já foram expostas obras de grandes artistas brasileiros como: Potinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcante. No Solar podemos encontrar uma exposição permanente chamada "Parque das Esculturas" com obras de Mário Cravo e Caribé.
sábado, 9 de janeiro de 2010
Uma Cidade do barulho!

Em 2009 Salvador recebeu mais um título para a coleção: CIDADE MAIS BARULHENTA DA AMERICA LATINA!!! Quem mora aqui tem que conviver com um barulho ensurdecedor por todos os lados! Durante todos os dias da semana é comum nos deparamos com carros que dispõe de caixas de som super potentes. Nos finais de semana a situação fica mais crítica e insuportável. Há determinados lugares onde aglomeram-se vários carros (cada um com seu som ligado no volume máximo), e o objetivo dos motoristas e freqüentadores desses ambientes é “relaxar” bebendo uma “cervejinha” , comendo um churrasquinho e ouvindo algo que ao meu entender não devia ser classificado como música.
Na última sexta-feira os fiscais da Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) em parcerias com outros órgãos, iniciou uma fiscalização com o intuito de reduzir combater (ou minimizar) essa situação barulhenta na capital baiana.
Será possível reverter esse quadro? Vou torcer por essa mudança, Salvador merece silêncio! Mas eu estou certa que é quase impossível alcançar essa proeza!
Mas detalhes em: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1333454
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Cobrança de pedágio
Galera....Vocês já estão sabendo que em abril começa a ser cobrado o pedágio que está sendo construído entre Salvador e Feira de Santana?? Eu fico revoltada quando vejo coisas desse tipo acontecendo. Será que não basta a quantidade de imposto que pagamos???
O pedágio vai ser instalado em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador. E o segundo em Amélia Rodrigues, cidade próxima a Feira. Inicialmente será cobrado R$ 1, 40. Realmente, esse valor não é nada, quase o preço de uma passagem de ônibus em Salvador, acho que deve ser esse o pensamento dos nossos governantes. Mas infelizmente esse dinheiro faz falta no bolso de um assalariado, que trabalha o mês todo para ganhar uma miséria.
Manter as rodovias em perfeito estado é obrigação do GOVERNO, já fazemos a nossa parte, pagamos vários impostos.
sábado, 2 de janeiro de 2010
Cinema e má educação!
É quase inacreditável tamanha individualidade, egoísmo e falta de educação nas salas de cinemas em Salvador. Para ser mais precisa e não generalizar, já que não frequento todos os cinemas da capital baiana, me refiro ao Multiplex e Cinemark, situados no Shopping Iguatemi e Salvador Shopping, respectivamente.
Em novembro fui ao Salvador Shopping para assistir 2012. A sala estava lotada por adolescentes que deixavam bem claro o que queriam naquela sala: FAZER BARULHO! A cada cena magnífica aplausos, gritaria, palavras obscenas. Consequentemente as falas do filme ficavam cortadas, afinal não era possível escutar quase nada com tamanho barulho!
No último final de semana fui ao Iguatemi para assistir Avatar, temendo encontrar a mesma falta de educação e... Mais gritaria! Mas nada se compara a Cinemark! Aff!
Ir ao cinema, pagar caro pelo ingresso, e não poder assistir ao filme em paz é uma experiência frustrante!
O que fazer diante dessa situação? Passar a frequentar salas de cinema alternativas, afinal os incomodados que se mudem!






